terça-feira, 17 de abril de 2012

O que leva a mãe prolongar o aleitamento materno de seu filho

   Uma grande dúvida surge na hora de desmamar o bebê. O Ministério da Saúde recomenda amamentar até dois anos ou mais. Minha filha está para completar 2 anos mês que vem, estou com muitas dúvidas de como irei fazer esse desmame, para que seja tão traumático (me importo com isso). Consultei um ginecologista que indicou um medicamento para secar o leite, e parar repentinamente, de uma hora para outra. Sinceramente, não creio que esta seja a forma mais correta a se fazer. Estou buscando ajuda, procurando artigos, lendo sobre o assunto. Conversando com mães que estão passando ou já passaram pela mesma situação. Encontrei um artigo científico muito interessante, gostaria de compartilhar.

Foto histórica da Cássia Eller amamentando seu filho Chicão – já bem grandão – em plena praia. Adorei.
Cássia Eller – 10 anos – 1962/2001


Prolongamento da amamentação após o primeiro ano de vida: argumentos das mães

RESUMO

O objetivo deste estudo foi identificar e analisar as justificativas referidas por mães para prolongar o aleitamento materno de seus filhos além do primeiro ano de vida da criança. A metodologia envolveu o estudo de 40 mães cujos filhos eram atendidos pelo Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais – Cepae – da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP. Para que a mãe fosse incluída no estudo, deveria estar amamentando depois do 12º mês de vida da criança. As participantes foram entrevistadas individualmente, utilizando-se um questionário específico. Todas as entrevistas foram gravadas em áudio. Os resultados mostraram que o motivo mais referido pelas mães para a manutenção da amamentação foi o prazer materno. Também foi observado que a proximidade mãe-bebê favorece o prolongamento do aleitamento. Estudos ainda são requeridos para obtenção de análises funcionais mais precisas de variáveis que levam ao prolongamento ou interrupção do aleitamento materno.


Acesse o artigo completo AQUI

3 comentários:

  1. Oie... bom eu adorei seu blog!!! E vou segui-lo com certeza!
    Então, eu queria muito ter amamentado bem mais do que minha filha quis. Eu sempre achei fofo crianças já grandinhas mamando no peito. Minha filha infelizmente só mamou até os seis meses!!! Eu ainda tenho leite... =/
    E posso imaginar como é difícil o desmame. Minha mãe conta como foi pra me desmamar.

    Beijos http://mundocorderosadebabi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi querida,

    minha filhota Cecilia está com 1 ano e 4 meses e continuo amamentando, amo amamenta-la!

    Amiga, aproveito pra te dizer que ainda estamos esperando o presente que ganhamos no sorteio do seu blog.

    bjocas

    ResponderExcluir
  3. Esse ainda é um assunto polêmico. No Japão costumasse amamentar as crianças até os cinco anos de idade. Recentemente a revista Time, causou polêmica publicando uma foto de uma mulher amamentando um menino com mais de três anos de idade. Confira http://folhanewsletter.blogspot.com.br/2012/05/revista-traz-polemica-sobre-amamentacao.html

    ResponderExcluir

Olá, estou imensamente grata pela sua visita.
Deixe seu comentário, o seu olhar também melhora o meu.
Forte abraço,
Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
E-familynet.com Ticker